Carla Vendrami

Aço esmaltado 170 x 230 x 70 cm


Sem Título, sem data

A obra da ponta-grossense Carla Vendrami nos convida a pensar sobre as barreiras geográficas e sociais que nos permeiam. 

Olhe atentamente para a obra. Para você, as grades amarelas, sobrepostas e de diversos tamanhos e formas, sugerem quais reflexões? Elas são evidentes?

Siga pensando: para além das barreiras físicas, sociais e geográficas entre as pessoas, quais outras fronteiras você acredita que existam entre você e o “outro”? 

Em sua obra, a artista aborda também questões de alteridade, que é a nossa capacidade e exercício de compreensão e percepção da existência do outro, com todas as suas diferenças e singularidades. 

O que podemos aprender sobre nós mesmos observando os outros? Você concorda que é por meio da interação com o próximo que compartilhamos e atravessamos experiências? É possível observar que, por meio das diferenças, construímos e reconstruímos nossas identidades e perspectivas?

O projeto Acesse para Perceber é um dispositivo de mediação em arte dirigido para o público espontâneo (visitantes sem agendamento). Os conteúdos ofertados pelo projeto contemplam uma seleção de obras das diferentes coleções de artes visuais, arquitetura e design, cinco dessas obras possuem também a versão do conteúdo em audiodescrição para pessoas cegas e com baixa-visão. O material é disponibilizado por meio de códigos QR que dão acesso às fichas e aos arquivos em áudio. A proposta baseia-se na formação para a autonomia e para a emancipação do sujeito na exploração do espaço expositivo e na sua relação com a arte. O projeto desperta também o interesse junto a outros perfis de visitantes espontâneos do museu, como o público adolescente e jovem, já habituado à customização de serviços e à procura de informações complementares para aqueles assuntos que despertam o suas curiosidades.

Ver programa

Conteúdo Relacionado

Consulte a seção de

Perguntas frequentes sobre o Educativo

Visite o MON.

Planeje sua visita

CONHEÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Eventos, exposições e outras atividades no MON.